sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Gripe Suína

Atenção!!








SME e SMS adiam por mais



uma semana o início das aulas


A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, resolveram adiar por mais uma semana o início das aulas da rede municipal de ensino, tendo em vista o acompanhamento epidemiológico do vírus. Os 546 mil alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) voltarão às aulas no dia 17 de agosto, enquanto que as 30 mil crianças matriculadas nas creches municipais e as 79 mil crianças da Pré-escola (de 3 a 5 anos) retornarão no dia 24 de agosto. A medida, tomada em prevenção contra a Gripe H1N1, foi anunciada nesta quarta-feira (dia 5) durante o programa-aula "Rio, Capital do Conhecimento", exibido pela MultiRio, para capacitar os 30 mil professores em como lidar com a doença.


Ao anunciarem o adiamento da volta às aula, Claudia Costin e Hans Dohmann contaram, ainda, que as professoras, funcionárias e alunas que estiverem grávidas só devem retornar às escolas no dia 24 de agosto.


- Queremos dar toda segurança aos nossos alunos, professores e funcionários, principalmente aqueles que estão num grupo mais suscetível à doença. Por razões epidemiológicas resolvemos tomar essa medida - disse a secretária Claudia Costin.

Durante a capacitação dos professores e agentes de creche, que teve a duração de uma hora, a secretária Claudia Costin e o secretário Hans Dohmann explicaram a situação da doença no Rio e listaram algumas medidas preventivas a serem adotadas pelas escolas.


- Os professores devem deixar as salas arejadas e identificar os alunos que apresentam sintomas de gripe, para orientar os respectivos responsáveis. Além disso, até o final desta semana todas as escolas já estarão com um Kit Saúde, que inclui álcool em gel, copos descartáveis e sabonetes. As diretoras das escolas também reforçar a limpeza das salas de aula no final de cada dia - afirmou a secretária.


De acordo com a secretária Claudia Costin, os professores da rede que se ausentarem por conta da gripe não terão suas faltas computadas, para efeito do Prêmio Anual de Desempenho.


- Os professores que estiverem com sintomas de gripe e não comparecerem à escola devem apresentar um atestado médico, que não precisa ser da rede pública, desde que esteja preenchido com o CRM e a assinatura do médico. Esses atestados só serão válidos até o dia 1° de setembro - explicou Costin.


Segundo o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, a decisão de adiar por mais uma semana a volta às aulas foi tomada tendo em vista o acompanhamento epidemiológico do vírus.

- Como o vírus da Gripe A é muito semelhante ao da gripe comum, percebemos que daqui a duas semanas a tendência é de que a doença diminua em todo o Estado. Dessa forma, estaremos protegendo as nossas crianças, uma vez que ocorre um maior contato entre elas no período das aulas. Pedimos, ainda, aos responsáveis que evitem locais fechados e que não saiam de casa com a criança que apresentar sinais de gripe - orientou o secretário Hans.


Na próxima semana, entre quarta e quinta-feira (dias 12 e 13) haverá uma nova reunião entre a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, para reavaliar a situação da gripe.






Saiba mais sobre a Gripe Suína:

Achei esse site interessante, são esclarecimentos em vídeo do Ministro da Saúde José Gomes Temporão.






Nenhum comentário: