quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aniversário de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil. Vamos ler mais?!

   
    O criador da boneca Emília, personagem mais célebre do Sítio do Picapau Amarelo símbolo da literatura infanto-juvenil, Monteiro Lobato (1882-1948), empresta à data de seu aniversário, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.


    Monteiro Lobato começou sua carreira literária escrevendo para jornais estudantis no colégio. Formou-se em Direito.Viveu como fazendeiro e foi um editor de sucesso, fundando a primeira editora nacional.


    Em 1917 despertou para o mundo com a literatura infantil. Seu primeiro grande sucesso foi ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’, que foi lançado no natal de 1920 e teve como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília. Em suas páginas muita aventura com personagens bem brasileiros, destacou costumes da roça e lendas do folclore nacional.
   
    A partir daí escreveu outros livros de igual sucesso como, ‘O Sítio do Picapau Amarelo’, transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa, pela Rede Globo.
   
    O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil. Lobato faleceu com 66 anos de idade, no dia 4 de julho de 1948. Deixou uma imensa obra literáira para crianças, jovens e adultos, sendo inclusive reconhecido internacionalmente.






Nenhum comentário: