sexta-feira, 18 de julho de 2014

J. CARLOS, 50 ANOS FORMANDO CIDADÃOS

           Este foi um ano especial para a escola. Comemoramos o 

JUBILEU DE OURO. 

                 Falando um pouquinho de J. Carlos...

      José Carlos de Brito e Cunha, conhecido como J. Carlos, nasceu em 18 de junho de 1884, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Foi chargista, ilustrador e designer gráfico. Fez também esculturas, foi autor de teatro de revista e letras de samba.

      J. Carlos fez várias histórias em quadrinhos mas, seus desenhos mais conhecidos são as figuras típicas do Rio de Janeiro: os políticos, os sambistas, os foliões de carnaval e, principalmente, a melindrosa, uma mulher elegante da cidade. 

     O cartunista morreu no dia 2 de outubro de 1950 e deixou um grande legado. Hoje, ele é reverenciado com o nome de uma rua no Jardim Botânico, tem um busto em uma praça pública no mesmo bairro e dá nome a esta escola em Vista Alegre.


Conhecendo um pouquinho da nossa escola...



     A Fundação Otávio Mangabeira (FOM), fundada na gestão do Governador Carlos Lacerda (1961/1965), tinha como objetivo viabilizar obras sociais através do patrocínio conseguido junto à iniciativa privada, sendo responsável pela construção de 42 unidades escolares que ficaram conhecidas como Escolas FOM. O projeto destas escolas, que seriam temporárias, visava à economia de execução, à versatilidade da implantação em diversos tipos de terrenos e a rapidez na construção. Uma escola FOM era construída no tempo recorde de 14 dias, para durar cinco anos. Atualmente 35 escolas ainda continuam nesta tipologia de construção e a Escola J. Carlos é uma delas. Foi fundada em 30 de abril de 1964.


CIDADANIA É AMAR E SERVIR: 50 ANOS DE SUCESSO!

     Este ano nossa escola está em festa, são 50 anos de existência. Sua missão é oferecer um ensino de qualidade, visando o respeito ao indivíduo, a inovação, a solidariedade e a construção do exercício da cidadania, mediante aprendizagens significativas que garantam o sucesso escolar do aluno.
     De acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola que trata do tema "CIDADANIA: VALORIZAÇÃO NACIONAL". Cada professor trabalhou atividades relacionadas a esta data comemorativa, ligadas ao tema central da escola neste ano de 2014. Algumas alunas do 5º ano fizeram uma apresentação de dança que caracterizava um sambinha da época.



J. Carlos, 50 anos de compromisso e competência para a construção 

do saber e educação de qualidade.

     A Escola J. Carlos agradece a todos que colaboraram para que esta festa fosse um sucesso: direção, professores, funcionários, alunos, responsáveis, estagiários, voluntários, colaboradores em geral. Agradece especialmente as convidadas que vieram nos prestigiar com sua presença: Isabel (SME), Nívea (GED), Sílvia e Inês (Mário Paulo de Brito), Célia (Nun'Álvares Pereira), Adelina (Adlai Stevenson), Lúcia e Rose (Luxemburgo), Kátia (Alfredo de Paula Freitas) e a vereadora Rosa Fernandes. A presença de vocês nos deixou muito feliz!



  


 Encerramos com uma fala de Paulo Freire que registra aquilo que queremos na Escola Municipal J. Carlos:

"Escola é... O lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

 Escola é, sobretudo gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente. O coordenador é gente. O professor é gente. O aluno é gente. Cada funcionário é gente.

  E a escola será cada vez melhor na medida em que um se comporte como colega, amigo, irmão do outro. Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados". Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
  Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
 Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

       Que as palavras escritas pelo educador Paulo Freire possam continuar guiando nossas ações para facilitar a caminhada.

4 comentários:

ESCOLA MUNICIPAL J. CARLOS disse...

PARABÉNS À EQUIPE DA ESCOLA J. CARLOS PELO EXCELENTE TRABALHO!

ESCOLA MUNICIPAL J. CARLOS disse...

PARABÉNS À EQUIPE DA ESCOLA J. CARLOS PELO EXCELENTE TRABALHO!

ESCOLA MUNICIPAL J. CARLOS disse...

PARABÉNS À EQUIPE DA ESCOLA J. CARLOS PELO EXCELENTE TRABALHO!

ESCOLA MUNICIPAL J. CARLOS disse...

PARABÉNS À EQUIPE DA ESCOLA J. CARLOS PELO EXCELENTE TRABALHO!